28 de outubro de 2010

É exatamente isso

Todo mundo sabe que estamos em época de eleição. Muita gente acha isso uma bosta, e outras pessoas também acham isso uma bosta, mas há sempre as excessões.

Esse ano os candidatos não parecem nem um pouco agradáveis a meu ver, mas não tem outros né, vou fazer o quê? Mas isso não é exatamente o que eu queria falar. Mas tem a ver. É que estou lendo uma "trilogia de cinco" livros muito bons e meio complicados chamado O Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams. Se você ainda não leu, espero que leia.

No livro dois, que se chama O Restaurante no Fim do Universo, há um capítulo fortemente sensacional que gostaria de passar a vocês na íntegra. Ele tem a ver com o que eu disse nos dois parágrafos anteriores (se você não prestou atenção, releia-os). É o capítulo número 28, e ele diz assim:

"O principal problema - um dos principais problemas, pois são muitos -, um dos principais problemas em governar pessoas, está em quem você escolhe para fazê-lo. Ou melhor, em quem consegue fazer com que as pessoas deixem que ele faça isso com elas.
 Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.
Então esta é a situação que encontramos: uma sucessão de presidentes galácticos que curtem tanto as diversões e bajulações decorrentes do poder que muito raramente percebem que não estão no poder.
E, nas sombras atrás deles - quem?
Quem pode governar se ninguém que queira fazê-lo pode ter permissão para exercer o cargo?"

Reflitam.
 
 
 

2 comentários:

  1. Às vezes eu acho que uma manada de bois, bem cuidados pelo fazendeiro, são mais respeitados do que pessoas que escolhem o seu representante.

    Um abraço, @AnonimoFamoso. :)

    ResponderExcluir