16 de agosto de 2010

O Grande Elvis

Nesse mesmo dia de hoje, amigos, há 33 anos, ocorrera um fato que jamais foi esquecido por quem viveu naquela época, e que, sem duvida, deve marcar mesmo quem não era ainda nascido. Em 16 de agosto de 1977 morre, aos 42 anos, o que é, na minha opinião, o maior cantor de todos os tempos, Elvis Aaron Presley.
-----------
Elvis Presley nasceu na cidade de East Tupelo, no Estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935, único sobrevivente ao parto de uma dupla de gêmeos univitelinos. Seu irmão, Jessie Garon, nasceu morto.

Em 18 de Julho de 1953 e posteriormente em 4 de Janeiro, 5 de Junho e 26 de Junho de 1954, Elvis grava algumas canções de forma experimental, no "Memphis Recording Service". Entretanto, em Julho de 1954 , Elvis entra em estúdio e grava outras canções iniciando assim sua carreira profissional. No dia 5 de Julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas canções , até que, em um momento de descontração, de forma improvisada, começou a cantar "That's All Right, Mama", provocando em Sam Phillips um grande entusiasmo. Surgia então o rei do rock 'n roll.

Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daqueles idos, Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente.

Na noite de 15 de Agosto, Elvis vai ao dentista por volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler no banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no de sua banheiro suite, na mansão Graceland, na cidade de Mephis, no Tennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.

A VOZ

Elvis dispunha de um registro vocal muito flexível e eclético para quem nunca teve aulas de canto ou mesmo ensino teórico convencional. Elvis, barítono, conseguia atingir 3 oitavas e, por vezes, atingir o registo vocal de tenores e baixos, talvez, devido a esses fatores, muitos conhecedores de sua obra, fãs propriamente, chamam-no de A Voz.

O grande desafio de quem privilegia a extensão é a afinação, canto extremamente técnico, e Elvis conseguiu em várias oportunidades a conciliação difícil, segundo os especialistas. Uma das notas mais difíceis de se atingir é o "dó acima dó central", e Elvis atingiu muitas vezes em espetáculos ao vivo durante a década de 70, dito por especialistas.
-----------
Essa é apenas uma minúscula parte do gigantesco (por isso só coloquei esses trechos) artigo da Wikipédia sobre Elvis Presley, que você pode ver completo aqui.

Mas eu vou dizer um negócio pra vocês: quer queiram ou não, Elvis Aaron Presley NÃO MORREU. "Na real ele foi pra outro planeta levar sua voz pro povo de lá" - Luhan.

E agora deleitem-se com alguns grandes clássico do eterno Rei do Rock que vendeu nada mais nada menos do que 1 bilhão e meio de discos em todo o mundo:

A Little Less Conversation


Jailhouse Rock


Can't Help Falling In Love With




Um comentário:

  1. Um dos shows que dizem que ele chegou no "dó acima dó central" é esse dele cantando Unchained Melody:
    http://www.youtube.com/watch?v=66mLdqGl_uw

    ResponderExcluir