15 de agosto de 2010

Os Quatro Grandes Assassinos do Bakumatsu

No Japão, durante a era Bakumatsu, que foi durante os últimos anos do período Edo e também por entre a data que a política de isolamento terminou no japão, surgiu um grupo de quatro samurais contrários ao xogunato ( xogum era o título do general do exército, que desde o século XII foi uma espécie de governador de todo o Japão, tendo os poderes concedidos pelo Imperador), ficaram conhecidos como Bakumatsu Yondai Hitogiri, ou melhor, os Quatro Grandes Assassinos do Bakumatsu, os seus nomes eram: Kirino Toshiaki (também conhecido como Nakamura Hanjirō), Tanaka Shinbe, Izō Okada e o mais conhecido deles era o Kawakami Gensai.

Um fato dito ser "estranho" para algumas pessoas é que durante o seu treinamento acadêmico e marcial, Kawakami Gensai, que era logo o mais perigoso deles não costumava a vencer muitas lutas, mas em contrapartida ele costumava a dizer que achava que essas lutas de espadas de bambu não passavam de uma brincadeira. Era dito que sua aparência o levava a ser confundido facilmente com uma garota, ainda que sua natureza fosse totalmente oposta a isso. Se você pensou nos desenhos japoneses quando leu isso, especificamente no personagem do Samurai X, essa semelhança deles NÃO é mera coincidência.


samurai x

O personagem principal de Samurai X foi inspirado nele, tanto historicamente quanto fisicamente. Ele tinha atitudes frias, calculistas e era considerado o mais perigoso dos quatro Hitokiri (assassinos). De todas as mortes atribuídas a ele, a unica que conseguiram provar foi a do Sakuma Shōzan (político dá época), onde em plena luz do dia Kawakami cortou Sakuma ao meio, literalmente, com apenas um golpe, os outros assassinatos sempre eram marcados por uma aura de mistério.

Dos quatro samurais, Tanaka Shinbei foi o primeiro a morrer, ele esteve envolvido no assassinato de li Naosuke, que acabou causando vários anos de violência especialmente em Kyoto, acharam a espada do Tanaka na cena do crime e chamaram ele para um interrogatório, o que levou Tanaka a cometer o Seppuku para recuperar sua honra. Okada Izō morreu logo depois, não consegui encontrar muito assunto falando sobre sua morte.

Kawakami foi o terceiro a morrer, na era Meiji com o fim dos samurais e das idéias xenófobas as idéias dele começaram a colidir com as do governo, armaram acusações falsas e o mandaram para uma missão armadilha o que acabou resultando em sua morte. Kirino Toshiaki foi o último a morrer, ele se juntou ao exercito de Saigō Takamori (um dos mais influentes samurais da história do japão) durante a rebelião de Satsuma, que foi a última tentativa de rebelião contra o novo governo japonês. Kirino ficou ao lado de Saigō até o final, e foi morto no final da rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário